segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Crack,a pedra maldita


Depois de um enorme tempo, Zé encontra Antonio.

-Zé, há quanto tempo, como vai ?que faz aqui na cidade?
-Antoim,eu to bão dimais sô,vi aqui trazer us mininos pra passear e aproveitei e vi proziar cuntigo mucado.que tu conta di novo homi? Vi falar que aqui ta brabo o negocio de crack, que rái de droga é essa?

-é Zé,aqui na cidade o negocio esta feio,a droga esta dominando vários jovens e destruindo famílias.

-mas mi conta ai de onde que vem essa porcaria,que negocio é esse?

-veja bem Zé, O crack é obtido a partir da merla (merla é uma variação da pasta de coca, obtida como subproduto do processamento das folhas de coca, para obtenção do crack e da cocaína. (A cocaina é uma droga estimulante com alto poder de causar dependência. Seu uso continuado pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos).

Na formulação do crack, é adicionada uma quantidade significativa de solventes, como o ácido sulfúrico,o querosene, o cal virgem, entre outros.

-rapá, e tem gente que ainda usa isso?

-sim Zé, muitos jovens ao invés de aproveitarem seu tempo,com esportes,preferem se meter com as drogas,com o crack. Ela Leva 12 segundos para fazer o efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e "fissura" por novas doses.

Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente à morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

-nussa sinhora,esse trem mata, e ainda eis usa, o gente boba sô.conta mais !

- Com o uso continuado dessa droga devastadora, os efeitos são: queda dos dentes, depressão, fibrose, alucinações, dificuldade de respiração, coma e óbito,a curto prazo.

-credo,que doideira homi conta mais.

- Quando as pessoas fumam crack, a droga prende a dopamina nos espaços entre as células nervosas.

-que isso, fala português sô.

-A dopamina é um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina. Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central. Está associada ao Mal de Parkinson e à Esquizofrenia .A dopamina está por trás das dependências de jogos, sexo, álcool e de outras drogas.

-ham

-Zé, você tem que alertar e contar tudo isto a seus filhos, para que nao caiam nesse mudo das drogas, dialogar é importante.

-é moço,vo falar tudo pra eis sim, que pai que vai querer os fios enfurnado nesses negocio de droga,por isso eu do amo pra eis,nao dexo eis fazer tudo que eis qué,nao dexo eis envorvê com mas companias,e privo eis de varias outras coisas,tudo pra proteger eis.bem que tinha uns muleque la na roça que tava robano as casa,bem que me falaram la que era pra usar esse negocio de crack.

-bem lembrado zè, frequentemente o crack leva o usuário à prática de pequenos delitos para obter a droga. Os pequenos furtos de dinheiro e de objetos, sobretudo eletrodomésticos, muitas vezes começam em casa. O dependente dificilmente consegue manter uma rotina de trabalho ou de estudos e passa a viver basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la.

-nossa mãe, mas é só muleque tambem que usa,porque tinha uma menina la que tava barriguda, que ovi falar que tambem tava no meio disso.

-isso é um grande mal,porque O consumo do crack durante a gestação está associado com várias complicações ao feto, tais como: malformações congênitas, diminuição do crescimento fetal, convulsões, déficits no sistema auditivo, arritmias cardíacas, alterações comportamentais, infartos cerebrais, hemorragia e morte súbita.

-é..., o negocio é feio dimais.

-Meu amigo zé, É muito importante informar crianças e adolescentes sobre drogas, mostrando-as sob uma perspectiva mais realista, conversando sobre seus malefícios, sem exagero, e sem negar a existência de efeitos prazerosos. Deve-se investir em atividades de prevenção que envolva não só o uso de crack, mas também a promoção de atitudes de auto-proteção. Isso envolve benefícios da boa alimentação e estímulo à prática de esportes. Com criatividade, dinâmicas de grupo podem ser criadas pela equipe de educadores conforme a idade das crianças/adolescentes, escolaridade e outras necessidades.

O efeito social do uso do crack é o mais devastador, entre as drogas normalmente encontradas no Brasil.O crack é uma preocupação de todos.

-eu vou falar com todo mundo la na roça desse crack, e orientar eis tudo la, porque previnir é preciso,temos que espaiar tudo sobre os mau que essas drogas faiz com as pessoa.


-e isso ai zé.

-Antoin,vô nessa que ta na minha hora,qualquer dia nóis se vê.

-mas não se esqueça de espalhar a todos o mau das drogas.

-pode deixar,vou contar a todos sim, porque o crack é a pedra maldita.

Texto :Leandro Souza ( NIQUINHO) - Niquinho747@hotmail.com


ASSISTA O CURTA METRAGEM NO YOUTUBE "CRACK A PEDRA MALDITA"

O documentário tem como propósito atingir jovens, adolescentes e adultos sobre o uso do Crack uma produção independente e com poucos recursos, o curta tem se expandindo. Três Rios,São Paulo,Osasco e etc. Palestrantes estão usando o vídeo para suas palestras sobre o crack,este curta foi escrito,dirigido e filmado por Leandro Souza (Niquinho) ,também na filmagem e edição ficou a cargo do publicitário Fabiano,atores :Jorge (Thiago)-David,Claudine e Joel,o curta, foi feito em Santos Dumont – MG este documentário,surgiu a idéia de uma campanha,a qual já estamos preparando para o ano de 2010.junte-se a nós e lute você também contra essa droga devastadora que é o crack.



CRACK A PEDRA MALDITA- PARTE 1


copie e cole os links abaixo em seu navegador.: http://www.youtube.com/watch?v=hkqbMIM7zWs


CRACK A PEDRA MALDITA- PARTE 2


copie e cole os links abaixo em seu navegador.: http://www.youtube.com/watch?v=MQGNOtTNHJQ


CRACK A PEDRA MALDITA-PARTE 3-DEPOIMENTOS DE UM USUÁRIO


copie e cole os links abaixo em seu navegador.: http://www.youtube.com/watch?v=rG2YtfDIl6A

3 comentários:

Anônimo disse...

bacana d+

Anônimo disse...

como faço para pegar este video,sou palestrante aqui no RN e gostaria de adquirir o video completo para ser usado em palestras,ao senhor leo chaves, parabens pela iniciativa de divulgação desta droga.

Anônimo disse...

show de bola