domingo, 7 de novembro de 2010

Cai o número de habitantes em Santos Dumont

Dados preliminares do Censo divulgados ontem (04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelam que Santos Dumont apresentou uma queda no números de habitantes. De 46.789 para 45.052 habitantes. Em dez anos, a cidade perdeu 1.737 moradores, de acordo com dados preliminares do IBGE. Mas nas ruas a diferença nem foi notada.
O sinal de alerta, porém, já foi aceso por causa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isto porque cada cidade recebe o repasse do governo de acordo com o tamanho da população, e se Santos Dumont perdesse mais 900 habitantes, haveria um corte na verba.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geovane Martins, acredita que os números ainda vão aumentar. ”Estamos aguardando os números para que possamos entender melhor o que aconteceu. Para isso contamos com o apoio da Comissão Censitária que tem acompanhado o trabalho que o IBGE vem realizando na cidade. Caso seja comprovada a queda na população, será proposto um estudo do caso', disse.
A equipe de supervisores do Censo já começou o processo de varredura em toda a cidade. “A varredura começou depois que o censo foi divulgado, pois a expectativa era para números maiores. Outros agentes foram chamados para ajudar. Todos os setores urbanos já foram visitados. Falta ainda as vilas e os setores rurais e algumas casas estão fechadas pois os moradores trabalham em cidades vizinhas”, afirma a agente censitária, Júlia Dias Moreira.
A estimativa dos recenseadores é de que com o trabalho de varredura, a cidade chegue a pelo menos 46 mil habitantes. Ainda de acordo com as informações preliminares do Censo, Juiz de Fora tem 497.778 habitantes. Em 2000, a população era de 456.096 pessoas.
Em Barbacena, a população saltou de 114.126 para 121.571, em dez anos. - Fonte: megaminas.com - Publicado em 05/11/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

O que adianta falar tanto de verba, se a cidade de Santos Dumont é uma das cidade que mais retorna verba por não ser devidamente utilizada? O que a cidade precisa é de várias reformas, de lugares para entretenimento e afins.
Boa parte dessas pessoas certamente saiu daqui para ir para lugares melhores.

яєиαтα disse...

O que falta em SD, é um governante capacitado.A cidade necessita muito de investimentos. Se todos continuarem nessa alienação, esta vai ser sim esquecida e nunca prosperar. E é claro q o n° de habitantes vai cada vez cair, os jovens estão buscando fora o que não encontram aki.