segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil

Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57%
Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT. Na manhã desta segunda-feira (1º), com 99,99% dos votos apurados, Dilma acumulava 56,05% dos votos válidos (55.752.092 votos) e José Serra, 43,95% (43.710.422). - (Informaçoes segundo o Tribunal Superior Eleitoral)
José Serra, candidato do PSDB à Presidência, que perdeu a disputa para a candidata do PT Dilma Rousseff, afirmou na noite do domingo (31) que deseja que a nova presidente "faça bem" ao Brasil.
"...Nós recebemos com respeito e humildade a voz do povo nas ruas. Quero cumprimentar a candidata eleita Dilma Rousseff e desejar que faça bem ao nosso país...", afirmou Serra em pronunciamento iniciado pouco depois das 22h30 do domingo.Ele ainda agradeceu a votação recebida no segundo turno. "...Disputei com muito orgulho a Presidência e digo aqui, de coração, quis o povo que não fosse agora, mas sou grato aos 43 milhões e 600 mil de brasileiros e brasileiras que votaram em mim. Muito obrigada a vocês de todo nosso país..."O candidato tucano afirmou, em seu discurso, que enfrentou durante a campanha "forças terríveis" e agradeceu a militância e coordenação da campanha. "Vim aqui não para falar da frustração, mas da confiança e esperança", disse Serra. "Nesses meses, quando enfrentamos forças terríveis, vocês construíram uma fortaleza. Consolidaram um campo político em defesa da liberdade e da democracia no país."
Dilma Rousseff (PT) será a 11ª mulher a ocupar o cargo de presidente na América Latina – a oitava eleita. Dos 33 países da região, a Argentina já teve duas mulheres no governo. Outros oito países latino-americanos tiveram uma mulher presidente: Bolívia, Haiti, Nicarágua, Equador, Guiana, Panamá, Chile e Costa Rica.A primeira mulher a chegar à presidência na América Latina foi a argentina María Estela Martínez de Perón, mais conhecida como “Isabelita” Perón.Ela era vice na chapa do marido, mas com a morte de Juan Domingo Perón, eleito presidente, “Isabelita assumiu e governou o país entre 1974 e 1976"
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou, na tarde desta segunda-feira (1), a recém-eleita Dilma Rousseff pela vitória nas eleições no Brasil, segundo comunicado da Casa Branca. O chefe de governo norte-americano cumprimentou o povo brasileiro pela "fé e comprometimento com a democracia".
Obama também destacou a "excelente" relação entre os dois países e reforçou o compromisso para explocar novas áreas de colaboração e cooperação. Setores como energia, crescimento global e assistência ao Haiti são alguns dos temas lembrados. O presidente norte-americano também disse que quer ver Dilma Rousseff pessoalmente no futuro.
Fonte:G1/SP 
Uma das cenas mais inusitadas desta eleição foi um mesário que chegou ao portão do Colégio Mackenzie, na região central de São Paulo, usando um nariz de palhaço, seria um protesto silencioso?

Nenhum comentário: