quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Parlamento Jovem Minas discutirá a questão das drogas em 2011

A questão das drogas será o tema da próxima edição do Parlamento Jovem Minas 2011. Representantes das Câmaras Municipais que irão coordenar a etapa municipal do projeto estiveram, na última semana, na Escola do Legislativo. Eles participaram de atividades de capacitação e de reuniões de trabalho, e acompanharam palestras sobre diferentes temas que reforçaram a compreensão do projeto no contexto da educação política dos jovens.
Nas reuniões, foram discutidos e deliberadas questões referentes á edição de 2011, tais como calendário de atividades, formato das sessões finais e papel de cada instituição nesta parceria entre ALMG, câmaras e PUC Minas.
A abordagem sobre as drogas esteve incluída, direta ou indiretamente, nos quatro temas finais que foram para votação: Esporte e Juventude; Drogas e Violência; Drogas; e Capacitação e Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho. O tema escolhido e suas múltiplas dimensões, que deverão ser incorporadas à discussão, vão passar por uma análise dos técnicos da Gerência-Geral de Projetos Institucionais da ALMG e da Escola do Legislativo, para a identificação de dois subtemas que irão compor a temática do Parlamento Jovem.
A nova edição do projeto terá a participação de 18 Câmaras Municipais mineiras. Este número representa seis casa legislativas a mais do que em 2010. A ampliação do projeto exigiu alguns ajustes na sua dinâmica para garantir a participação de todos os municípios e dos jovens que virão representá-los na etapa estadual do PJ Minas. Assim, cada município terá seis representantes na sessão final, em vez de 10, e enviarão para a ALMG quatro propostas para cada um dos dois subtemas a serem definidos. Com esse formato, o documento base do PJ Minas terá inicialmente 72 propostas.
Em Belo Horizonte, os 120 jovens que irão participar da etapa estadual, serão divididos em quatro grupos de trabalho, para discutir, modificar e priorizar quatro propostas de uma lista inicial de 18. Na sessão final, realizada no Plenário da Assembleia, os jovens irão discutir um documento com 16 propostas de ações para o poder público em torno do tema Drogas.
Até o lançamento do projetos nos municípios, previsto para as duas últimas semanas de fevereiro, a Escola do Legislativo manterá contato com os servidores, que irão coordenar o projeto nas 18 câmaras participantes, visando a trocar informações sobre o tema e sugestões para consolidar os calendários municipais.Municípios participantes - Araçuai, Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Iturama, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Timóteo, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Esta notícia encontra-se publicada no site www.almg.gov.br
A iniciativa de incluir a Câmara Municipal de Santos Dumont no Projeto Parlamento Jovem ocorreu após nossa participação no encerramento do Parlamento Jovem 2010 na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Nós próximos dias iremos entrar em contato com o Pró-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Professor Romário Geraldo para viabilizar firmarmos convênio à exemplo do que ocorre com a Câmara Municipal de Juiz de Fora, visando a contratação de dois estagiário de Assistência Social para acompanhar o Projeto junto as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares que manifestem o desejo de participar do projeto. Trabalharemos para que haja o máximo de adesão ao projeto. Em breve daremos mais notícias.
fonte : Blog do Vereador Afonso Ferreira - http://vereadorafonso.blogspot.com/



Nenhum comentário: